segunda-feira, novembro 13, 2006

Guimarães Candidata A Capital Europeia Da Cultura Em 2012

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, anunciou hoje na reunião do Conselho da União Europeia de Educação, Juventude e Cultura, em Bruxelas, que Guimarães será a cidade candidata a Capital Europeia da Cultura em 2012, considerando que "reúne as características que a colocam numa boa posição para ser a escolhida".
Isabel Pires de Lima recordou que a cidade de Guimarães foi classificada pela UNESCO Património da Humanidade e que o seu centro histórico foi alvo de "uma recuperação exemplar", salientando ainda as infra-estruturas e as acessibilidades de que dispõe. Por outro lado, não deixou de realçar "o impacto forte" que uma decisão desta natureza poderá ter em sectores como o turismo, a requalificação urbana e o crescimento da diversidade cultural.
O presidente da Câmara Vimaranense, António Magalhães, deu a conhecer, na sequência de um comunicado de imprensa, que se realizaram nos últimos dias várias reuniões com responsáveis do Ministério da Cultura, tendo em vista a preparação e estruturação do projecto Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. E referiu ainda que um grupo de trabalho irá ser nomeado até ao final do ano com o objectivo de elaborar um relatório/proposta contendo as linhas estratégicas que constarão da candidatura formal de Guimarães a Cidade europeia da Cultura.
António Magalhães considera a possibilidade de virem a ser construídas algumas infra-estruturas de raiz para o evento, mas sublinha que «nos últimos anos foi feito uma grande investimento em estruturas, como é o caso do Centro Cultural Vila Flor e em eventos culturais».
Para além das diferentes valências do Centro Cultural situado no palácio com aquele nome, a cidade dispõe de um pavilhão multiusos - apto a receber espectáculos - de uma sala-estúdio do Teatro «A Oficina», do Complexo Multifuncional de Couros, e de auditórios na Universidade do Minho.
Tem ainda dois museus relevantes, o Alberto Sampaio e o Martins Sarmento e diversos espaços ao ar livre, usados para fins culturais, como os da «colina sagrada» do Castelo onde nasceu a nacionalidade portuguesa.
Conta também com outros edifícios utilizáveis para concertos como os do Paço dos Duques de Bragança, as duas Pousadas nacionais, e a Citânia de Briteiros, um grande povoado do tempo da chamada «cultura castreja», ainda muito bem conservado.
Acresce referir que a candidatura formal de Guimarães só será apresentada em 2008, segundo a fonte do Ministério da Cultura.
Ainda sobre esta noticia, para o ano 2010 concorrem a Capital Europeia da Cultura, Essen, Gorlitz (ambas na Alemanha), PŠcs (Hungria), Istambul (Turquia) e Kiev (Ucrânia), sendo que a escolha terá como critérios, nomeadamente, a sustentabilidade do programa cultural e a capacidade logística das cidades candidatas a acolher o evento. A Comissão Europeia recomendou ao conselho a escolha de Essen, PŠcs e Istambul, mas a decisão final cabe aos ministros.



Fonte: jn