segunda-feira, dezembro 04, 2006

Hugo Chávez Reeleito

A Venezuela foi às urnas e elegeu mais uma vez o presidente Hugo Chávez para governar durante mais seis anos.
Segundo dados oficiais, com 78 por cento de votos contados, Chávez obteve 61,35 por cento contra 38,39 por cento do seu mais directo adversário, o social-democrata Manuel Rosales, governador do estado de Zulia, no oeste do país e rico em petróleo, que liderou a oposição mais forte em anos ao governo do ex-militar na Venezuela.
Esta vitória do ex-páraquedista venezuelano ampliará assim, a sua campanha por uma aliança de esquerda na América Latina para conter o que chama de influência "imperialista" de Washington na região.
O governo americano qualificou, diversas vezes, Chávez como força desestabilizadora na América Latina e questiona o seu compromisso com a democracia. O presidente Hugo Chávez afirmou no domingo que sua nova vitória eleitoral na Venezuela demonstra o auge da esquerda e do sentimento anti-americano na América latina, e afirmou que a sua reeleição "é outra derrota" para o presidente George W. Bush.
Chávez aproveitou os abundantes recursos do petróleo para conquistar os sectores mais pobres da população com vários projectos sociais, que são considerados ineficientes pela oposição.
Manuel Rosales apesar da derrota, conseguiu unir a oposição dividida atacando o desempenho de Chávez na luta contra o crime e o desemprego, além de prometer conter as políticas que afirma estarem levando a Venezuela lentamente a um regime autoritário.
O presidente venezuelano dedicou a sua vitória "ao povo cubano e ao presidente Fidel Castro, camarada, tão maltratado pela oligarquia venezuelana, tão maltratado pelos órgão internacionais” e comentou ainda que recebeu as saudações do "presidente argentino Néstor Kirchner", do presidente eleito do Equador, "o companheiro socialista Rafael Correa[...]e mensagens de felicitação continuaram a chegar, e não são para mim, são para toda a Venezuela." Segundo a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, a eleição decorreu de forma transparente.
Fonte: Sic