segunda-feira, dezembro 25, 2006

Morreu o cantor e compositor James Brown

James Brown, conhecido como o "pai da Soul", morreu hoje, aos 73 anos, num hospital de Atlanta, nos Estados Unidos.
Segundo a Sic Online, o lendário cantor norte-americano faleceu à 01:45 (06:45 em Lisboa) no Hospital Emory Crawford Long, onde tinha sido hospitalizado, ontem, com uma forte pneumonia.
Frank Copsidas, agente de Brown, informou que, por enquanto, as causas exactas da sua morte são desconhecidas.
O estilo de dança do pioneiro da música soul inspirou artistas como Mick Jagger e Michael Jackson. Entre as canções mais famosas de Brown estão (Get Up I Feel Like Being a) Sex Machine, I Got You (I Feel Good) e Say It Out Loud - I´m Black and I´m Proud - esta última, uma importante de declaração de orgulho racial.
A sua carreira de músico profissional iniciou-se em 1953, atingindo a fama no fim da década de 1950 e início da de 1960, graças à força das suas performances ao vivo e a uma sequência de grandes sucessos. Apesar de numerosos problemas pessoais e alguns insucessos, ele continuou a produzir sucessos nas duas décadas seguintes. Nas décadas de 1960 e 1970, Brown era uma presença em assuntos políticos norte-americanos, especialmente no activismo em favor dos negros e dos pobres.
Nascido a 3 de Maio de 1933, na Geórgia, nos Estados Unidos, James Joseph Brown teve vários problemas com a Justiça americana, passando pela cadeia por espancar a mulher, Tommi Mae Brown, por incentivar a desordem num espectáculo e diversas outras vezes por posse de droga. Em 1988, foi condenado a três anos de prisão por tentativa de assalto.