domingo, março 25, 2007

Sismo de 6,9 graus no Japão faz uma morte e 162 feridos


Um forte sismo ocorrido hoje na costa oeste do Japão fez um morto e 162 feridos, doze dos quais em estado grave. O tremor de terra alcançou uma magnitude de 6,9 graus na escala de Richter, segundo um balanço da Agência nipónica de Gestão de Desastres.
O sismo levou à destruição de 44 casas e causou grandes estragos em outras 200, a maioria construída em madeira. Várias estradas estão cortadas e registam-se desabamentos de terras e cortes no abastecimento de água que está a afectar centenas de habitações.
As autoridades foram obrigadas a encerrar um aeroporto devido aos destroços nas pistas e suspenderam a circulação nas auto-estradas afectadas. Os comboios de alta velocidade já retomaram actividade depois de terem sido inspeccionados.
Nos hospitais de Wajima, a zona mais afectada pelo sismo, 40 pessoas estão a receber cuidados médicos devido a ferimentos ligeiros. Muitas foram as pessoas que saíram para a rua, levando os seus filhos. Cerca de 1200 habitantes de Wajima (localidade com 34 mil pessoas) cujas casas ficaram danificadas, foram levados para escolas e centros comunitários onde receberam alimentos e cobertores.
O tremor ocorreu às 9h42 (1h42 em Lisboa). Segundo o jornal Público, o seu epicentro localizou-se a 11 quilómetros abaixo do nível do mar do Japão, a cerca de quarenta quilómetros ao largo da cidade de Wajima, na península de Noto (300 quilómetros a noroeste de Tóquio), segundo os dados fornecidos pela Agência Meteorológica nipónica.
O sismo apenas causou um mini-tsunami, com uma onda de dez a 20 centímetros, levando por isso a ser retirado o alerta de tsunami que havia sido accionado minutos após o cataclismo. Este novo sistema de alerta de tsunami foi accionado hoje, pela primeira vez, pelas autoridades japonesas. Graças a ele, foi emitido um alerta à população dois minutos depois do abalo sísmico, segundo a Agência Meteorológica nipónica.
Após este sismo, mais de cem réplicas foram sentidas hoje no Japão, incluindo uma de 5,3 na escala de Richter. Mais de 1300 pessoas foram deslocadas para abrigos temporários.
Os sismos são comuns no Japão, uma das áreas mais activas do mundo do ponto de vista sísmico. Neste país ocorrem cerca de 20 por cento de todos os sismos com uma magnitude de seis ou superior.
Imagem retirada da edição online do Jornal Público