terça-feira, março 06, 2007

Sismo na Indonésia faz 80 vítimas mortais

Pelo menos 82 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, esta terça feira, na ilha de Samatra, na sequência do forte sismo que abalou a região ocidental da Indonésia, avança um representante da UNICEF na região em declarações à AFP.
Sudi Silalahi, porta-voz do presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, afirmou à imprensa que "Até ao momento, o balanço é de 82 mortos em diferentes zonas, e dezenas de feridos".
Segundo o JN, o sismo ocorreu às 10:49 (03:49 em Lisboa), com epicentro localizado a 20 quilómetros para sudoeste da cidade de Bukittinggi, na ilha de Samatra. O abalo, que atingiu 6,3 de magnitude na escala aberta de Richter na ilha de Samatra, foi sentido a centenas de quilómetros de distância, nomeadamente em Singapura e na Malásia, onde alguns edifícios foram evacuados.
Os hospitais da zona já pediram ajuda a nível nacional, devido ao elevado número de vítimas. Para além de que receia-se que muitas pessoas estejam ainda presas nos escombros dos edifícios que caíram. Pelo menos um campo de futebol, em Padang, já foi transformado em hospital de campanha com tendas, escreve a Reuters.
As ligações telefónicas estão cortadas com algumas regiões e as dificuldades de comunicação não permitem ainda uma avaliação dos estragos em toda a área afectada.
De acordo com o site do jornal espanhol El Mundo, o sismo também provocou deslizamentos de terras, que atingiram algumas estradas e as tornaram intransitáveis. A televisão Indonésia mostrou imagens de pânico e confusão dentro de um hospital no momento em que aconteceu o abalo. Médicos e pacientes saíram assustados para o exterior do edifício. Habitantes de zonas costeiras fugiram para zonas mais altas, mas as autoridades já garantiram não haver perigo de acontecer um tsunami, porque as marés não foram afectadas pelo impacto.