terça-feira, abril 03, 2007

Sismos seguidos de Tsunami fazem 15 mortos nas Ilhas Salomão


As Ilhas Salomão foram alvo de dois sismos e um tsunami, dos quais restaram mais de 15 mortos. O abalo foi sentido às 7:30, hora local e o epicentro localizado a 11 km de profundidade no Pacífico Sul, a 350 km da capital, Honairo.
A zona mais afectada foi Gizo, a segunda maior cidade do país.
Alex Lokopio, primeiro ministro provincial, adianta que as informações dão conta de mais de 15 mortos apenas na zona que rodeia Gizo, faltando ainda apurar o número de desaparecidos.
A zona ocidental foi a mais afectada, e as carências em termos de comida, água e tendas são evidentes.
Muitos edifícios ficaram totalmente destruídos e o governo afirma já que os prejuízos causados podem alcançar os cem milhões de dólares. As linhas telefónicas e de electricidade foram cortadas.
O primeiro abalo, que atingiu a magnitude de 8 na escala de Richter, provocou um alerta de tsunami para zonas como Papua Nova Guiné, Nova Caledónia e noroeste da Austrália. Pouco depois a terra voltaria a tremer, mas agora com menos intensidade – 6,7 na escala de Richter.
Situadas numa zona que alberga a união de várias placas continentais, as Ilhas Salomão estão sujeitas a uma forte actividade vulcânica e sísmica. Segundo informações provenientes do Público, os danos humanos e materiais na parte oriental da região, de difícil acesso, estão ainda por apurar.