quinta-feira, março 29, 2007

Videoclips musicais em discussão na Universidade do Minho



A acessibilidade da produção de videoclips musicais foi um dos temas em debate nas X Jornadas de Comunicação Social da Universidade do Minho, que este ano tinham como título “Novos Media: Uma Babel às costas”. Nesta sessão pretendeu discutir-se a facilidade com que hoje em dia qualquer pessoa pode realizar um videoclip e dá-lo a conhecer a todo o mundo. As Jornadas decorreram entre os dias 27 e 28 de Março.
Augusto Fraga, Vânia Gonçalves, João Rei Lima, Rodrigo Areias e Gustavo Fernandes foram os jovens realizadores convidados para este painel direccionado para a Produção e Realização Audiovisual, uma das áreas do curso de Comunicação Social. O orçamento necessário para a concepção de um videoclip foi uma das várias questões em debate. Na opinião dos realizadores presentes na sessão podem ser realizados bons videoclips com baixo orçamento visto que, hoje em dia, existem câmaras a preços acessíveis e com as quais se pode fazer um bom trabalho. Com o aparecimento de espaços na Internet como o YouTube e o MySpace tornou-se mais fácil a realização de um videoclip com um orçamento reduzido e a sua posterior divulgação. Durante a sessão, cada realizador exibiu um dos seus videoclips, alguns dos quais tendo já sido premiados. Foi o caso de João Rei Lima, licenciado em Som e Imagem na Universidade Católica do Porto, que, sem despender uma quantia económica elevada, realizou um videoclip para a banda portuguesa Plaza que foi premiado na edição de 2006 do Festival Audiovisual Black&White.
O conceito, a ideia que leva ao desejo de realizar um videoclip foi outro dos temas discutidos nesta sessão. Na opinião de Rodrigo Areias, que teve o seu filme “Tebas” em exibição do Fantasporto deste ano, é importante ter uma “boa ideia” para se conceber um videoclip.
Para Augusto Fraga, ex-aluno de Comunicação Social na Universidade do Minho e vencedor do prémio de realização num festival em Espanha, dedicação e trabalho são dois factores essenciais para se realizar um bom videoclip. Segundo o realizador, estes factores conjugados com uma boa ideia resultam num bom trabalho.