sábado, maio 12, 2007

Caso Madeleine investigado pelo Ministério Público


O Ministério Público começou a dirigir as investigações do desaparecimento de Madeleine Beth McCann. Segundo o Público, este magistrado chamou hoje a si a investigação através do procurador de círculo de Portimão, José Magalhães Menezes. Esta mudança deve-se sobretudo ao facto da Polícia Judiciária (PJ) não ter recolhido qualquer indício que possa levar ao paradeiro da criança inglesa desaparecida há nove dias, em Lagos.
Apesar desta alteração relativa à investigação dirigida agora pelo Ministério Público, que está sob dependência directa do procurador distrital de Évora, Luís Verão, a PJ continua a ter autonomia técnica para investigar.
As investigações deste caso estão agora centradas nos cerca de 400 funcionários e hóspedes que deram entrada nas últimas quatro semanas no Ocean’s Club, complexo turístico da Praia da Luz, em Lagos, local onde Madeleine McCann foi vista pela última vez. Ontem, duas mulheres e um homem, todos britânicos e clientes do empreendimento, foram ouvidos durante nove horas nas instalações da PJ de Portimão. A polícia confrontou-os com várias imagens de pessoas captadas nos últimos dias por câmaras de videovigilância na região algarvia e justificou o longo interrogatório com a barreira linguística, a obrigação legal de usar intérpretes e a necessidade de ouvir as testemunhas em separado. O mesmo aconteceu na véspera, quando os pais de Madeleine foram ouvidos pela PJ durante mais de 13 horas
As operações de busca com os cães pisteiros da GNR foram suspensas à meia-noite de ontem e nas estradas já só ocasionalmente se vê a Brigada de Trânsito a fiscalizar o trânsito. O retrato-robô do suspeito, elaborado pela PJ, não chegou a ser distribuído aos militares da GNR.
Os pais de Madeleine McCann assinalaram hoje o quarto aniversário da filha, pedindo “a todos que redobrem os esforços” para ajudar a encontrar a sua filha.
Para assinalar o quarto aniversário da menina desaparecida no dia 3 de Maio será celebrada uma missa ao princípio da noite de hoje, na igreja da Praia da Luz.
Legenda da imagem: Fotografia de Madeleine McCann retirada da edição online do jornal inglês "Telegraph"