terça-feira, maio 29, 2007

Má alimentação engloba também pequenos almoços das crianças

O pequeno almoço da generalidade das crianças portuguesas revela-se inadequado em termos nutricionais.
Segundo o Diário de Notícias, apenas uma em cada 27 500 crianças cumpre rigorosamente as regras de nutrição e não acrescenta açúcar a determinados alimentos que já o têm em quantidades excessivas.
Esta é uma refeição presente no quotidiano de quase todas as crianças. Contudo, bolachas, batatas fritas e bolos, são elementos presentes.
Envolvendo 27 500 crianças dos 6 aos 10 anos, o estudo realizado no âmbito do projecto Bom Dia Planta, constatou que somente 12,4% da amostra compõe o seu pequeno-almoço com produtos saudáveis.
Segundo Fernanda Mesquita, nutricionista e coordenadora do estudo do Gabinete de Investigação em Nutrição do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, as escolhas não provêm das crianças, mas sim de quem lhes dá o pequeno almoço. Acrescenta ainda que "As crianças nunca deviam comer alimentos com açúcar. É um escândalo, por isso temos tantos diabéticos. O açúcar que os alimentos têm é suficiente, mas elas põem-no no leite, iogurtes e até no leite com chocolate".
É por estas e por outras situações que uma em cada 3 crianças é obesa.
Outro problema frequente é o elevado número de horas que muitas crianças permanecem em jejum: onze horas, quando não deveriam ser ultrapassadas as oito. A partir desta altura, a falta de reservas faz com que o cérebro comece a consumir a glucose dos músculos.

quinta-feira, maio 24, 2007

S. João combate bactéria que infectou oito crianças


Uma bactéria rara (klebsiella ornithinolytica) infectou 8 crianças internadas no hospital de S. João. Esta bactéria foi detectada há mais de uma semana no controlo de esterilização das bolsas de alimentação por via parentérica, que são produzidas neste estabelecimento desde 1987.
Uma das crianças infectadas, com 20 meses de idade, acabou por falecer, embora seja cedo para adiantar que as causas deste óbito se relacionam com a presença da dita bactéria. Segundo Margarida Tavares, médica adjunta da direcção clínica do Hospital de S. João, a criança atrás referida apresentava um quadro debilitado, pois estava infectada por mais duas bactérias.
Duas das oito crianças tiveram já alta clínica. Segundo o Público, as cinco que continuam internadas, registam uma “evolução favorável relativamente a esta incorrência”. Três das crianças encontram-se agora no serviço de neonatologia, uma na unidade de cuidados intensivos pediátricos e outra no serviço de pediatria.
Margarida Tavares, adianta ainda que “não se sabe como pode evoluir e qual o contributo desta infecção bacteriológica para o estado actual destas crianças", na medida em que, "estamos a falar de crianças com uma sobrevida, à partida muito comprometida, isto é, crianças cuja possibilidade de sobrevivência é muito baixa".
A produção das bolsas de nutrição parentérica, onde são colocados os nutrientes adequados a cada paciente e depois administrados através das veias, foi suspensa, uma vez que ainda não foi possível detectar a fonte de contaminação.
Segundo um comunicado feito à Agência Lusa, “Na sua linha de produção, o Hospital de S. João cumpre as boas práticas de fabrico em ambiente estéril e, como garantia de qualidade de produção, faz diariamente a todas as bolsas vigilância microbiológica"
Foi feita uma auditoria ao circuito de produção e esta não revelou qualquer quebra nos procedimentos de segurança e rotinas habituais.
Actualmente, as bolsas necessárias ao hospital estão a ser fornecidas pelo Hospital Maria Pia (Porto) e pelo centro hospitalar de Vila Nova de Gaia.


domingo, maio 20, 2007

FC Porto bicampeão de Portugal

O FC Porto conquistou o seu 22º título de campeão nacional de futebol, ao vencer o Desportivo das Aves por 4-1 no Estádio do Dragão, na 30ª e última jornada da Liga de 2006/07. Em Lisboa, Sporting venceu o Belenenses por 4-0, garantindo o segundo lugar no campeonato, frente ao Benfica, que esta tarde venceu a Académica por 2-0.
Segundo o Correio da Manhã, os dragões terminaram a primeira parte do jogo com um empate a uma bola e foi na segunda parte que houve festival de golos. Lisandro Lopes garante a vantagem num remate rasteiro, relançando a festa entre os adeptos portistas, preocupados desde que Moreira, aos 34 minutos, anulara a vantagem conseguida sete minutos antes por Adriano.
A alegria transformou-se em euforia, após um auto golo de Jorge Ribeiro (59'), num lance de grande confusão na grande-área do Aves, na sequência da marcação de um pontapé de canto. Antes do final da partida, quando todo o estádio aplaudia o regresso de Baía à baliza portista, Lisandro Lopes bisou, num golo de belo efeito que carimbou os festejos “azuis e brancos”.
Além do FC Porto, o Sporting também conseguiu a qualificação directa para a Liga dos Campeões, ao terminar a Liga no segundo lugar, a um ponto dos campeões nacionais, que terminaram com 69 pontos. Os “leões” venceram o Belenenses por 4-0. Liedson foi novamente o melhor marcador da liga terminando o campeonato com 15 golos apontados.
O Benfica, que venceu a Académica na Luz por 2-0, vai disputar a terceira pré-eliminatória, por ter concluído o campeonato na terceira posição (67 pontos). A equipa de Fernando Santos termina o campeonato, pelo segundo ano consecutivo, no último lugar do pódio.

Dois mortos em confronto no Dia da Independência em Timor-Leste


Duas pessoas morreram hoje, em Díli e em Bobonaro, Timor-Leste, em confrontos que tiveram uma origem política, horas depois da posse do novo Presidente, José Ramos-Horta, e durante as comemorações do Dia da Independência.
Em Díli, uma pessoa sucumbiu aos ferimentos de uma agressão à paulada contra um campo de deslocados. O incidente ocorreu cerca das 14h30 (06h30 em Lisboa), com o apedrejamento de deslocados do campo próximo do consulado chinês, na avenida marginal, por um grupo de pessoas no exterior, declarou fonte policial à Lusa.
De acordo com esta fonte, “os deslocados estavam a comemorar a tomada de posse de José Ramos-Horta”, que aconteceu cerca das 10h00 (02h00) numa cerimónia solene no Parlamento Nacional.
Segundo o Público, o sub-agrupamento Bravo da GNR foi chamado a intervir antes das 15h00 no campo de deslocados, em apoio a elementos da Polícia das Nações Unidas, que ficaram com cinco viaturas “muito danificadas” em consequência destes incidentes. Os militares da GNR usaram munição de borracha, não-letal, para dispersar os grupos em confronto, que apedrejaram também uma viatura da Guarda.
Depois deste primeiro incidente ter sido controlado, um segundo confronto eclodiu a apenas 200 metros do campo de deslocados, obrigando a uma segunda intervenção dos militares da GNR. Cerca de meia centena de pessoas foram detidas pelos militares portugueses e entregues à Polícia das Nações Unidas.
Em Bobonaro a vítima ocorreu numa disputa “entre apoiantes de José Ramos-Horta e apoiantes da Fretilin”, afirmou à Lusa fonte oficial da missão internacional em Timor-Leste (UNMIT). Uma distribuição de alimentos pelo Programa Alimentar Mundial foi o pretexto para o início do confronto entre apoiantes da Fretilin e de José Ramos-Horta, segundo esta mesma fonte. O incidente provocou um morto e três feridos graves.
Os confrontos na marginal de Díli, a poucas centenas de metros do Palácio do Governo, aconteceram quando decorriam ainda as comemorações oficiais do Dia da Independência.
Imagem retirada da edição online do jornal Público

sábado, maio 12, 2007

Caso Madeleine investigado pelo Ministério Público


O Ministério Público começou a dirigir as investigações do desaparecimento de Madeleine Beth McCann. Segundo o Público, este magistrado chamou hoje a si a investigação através do procurador de círculo de Portimão, José Magalhães Menezes. Esta mudança deve-se sobretudo ao facto da Polícia Judiciária (PJ) não ter recolhido qualquer indício que possa levar ao paradeiro da criança inglesa desaparecida há nove dias, em Lagos.
Apesar desta alteração relativa à investigação dirigida agora pelo Ministério Público, que está sob dependência directa do procurador distrital de Évora, Luís Verão, a PJ continua a ter autonomia técnica para investigar.
As investigações deste caso estão agora centradas nos cerca de 400 funcionários e hóspedes que deram entrada nas últimas quatro semanas no Ocean’s Club, complexo turístico da Praia da Luz, em Lagos, local onde Madeleine McCann foi vista pela última vez. Ontem, duas mulheres e um homem, todos britânicos e clientes do empreendimento, foram ouvidos durante nove horas nas instalações da PJ de Portimão. A polícia confrontou-os com várias imagens de pessoas captadas nos últimos dias por câmaras de videovigilância na região algarvia e justificou o longo interrogatório com a barreira linguística, a obrigação legal de usar intérpretes e a necessidade de ouvir as testemunhas em separado. O mesmo aconteceu na véspera, quando os pais de Madeleine foram ouvidos pela PJ durante mais de 13 horas
As operações de busca com os cães pisteiros da GNR foram suspensas à meia-noite de ontem e nas estradas já só ocasionalmente se vê a Brigada de Trânsito a fiscalizar o trânsito. O retrato-robô do suspeito, elaborado pela PJ, não chegou a ser distribuído aos militares da GNR.
Os pais de Madeleine McCann assinalaram hoje o quarto aniversário da filha, pedindo “a todos que redobrem os esforços” para ajudar a encontrar a sua filha.
Para assinalar o quarto aniversário da menina desaparecida no dia 3 de Maio será celebrada uma missa ao princípio da noite de hoje, na igreja da Praia da Luz.
Legenda da imagem: Fotografia de Madeleine McCann retirada da edição online do jornal inglês "Telegraph"

domingo, maio 06, 2007

Vanessa Fernandes corrta a meta em 1º lugar


Vanessa Fernandes, tricampeã da Europa, venceu a etapa de Lisboa da Taça do Mundo de triatlo e ascendeu à liderança do ranking mundial.
Após 1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e dez quilómetros de corrida, cumpridos em 2:04.45 horas, a portuguesa, de 21 anos, cortou a meta no Pavilhão Atlântico, com mais de um minuto de vantagem sobre a segunda classificada, a britânica Michelle Dillon, e a terceira, a alemã Christiane Pilz.
A atleta lusa cortou a meta com a bandeira de Portugal aos ombros, e depois ainda procurou um cachecol do Benfica, clube que representa, antes de se abraçar ao pai, com quem trocou breves palavras.
Anaís Moniz, a mais jovem em prova, com 18 anos, recuperou no ciclismo (1h09m25s), depois de confessar que a natação não lhe correu da melhor forma, de onde saiu na 18ª posição, com 18m49s. A jovem luso-francesa chegou a liderar no segmento de ciclismo, mas veio a perder terreno na corrida, onde reconhece que tem grande margem de progressão, completando a prova em 43ª.
A jovem de Perosinho soma agora 15 vitórias em Taças do Mundo.


Legendagem da imagem: Vanessa Fernandes (Bruno Domingos/Reuters)