terça-feira, maio 29, 2007

Má alimentação engloba também pequenos almoços das crianças

O pequeno almoço da generalidade das crianças portuguesas revela-se inadequado em termos nutricionais.
Segundo o Diário de Notícias, apenas uma em cada 27 500 crianças cumpre rigorosamente as regras de nutrição e não acrescenta açúcar a determinados alimentos que já o têm em quantidades excessivas.
Esta é uma refeição presente no quotidiano de quase todas as crianças. Contudo, bolachas, batatas fritas e bolos, são elementos presentes.
Envolvendo 27 500 crianças dos 6 aos 10 anos, o estudo realizado no âmbito do projecto Bom Dia Planta, constatou que somente 12,4% da amostra compõe o seu pequeno-almoço com produtos saudáveis.
Segundo Fernanda Mesquita, nutricionista e coordenadora do estudo do Gabinete de Investigação em Nutrição do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, as escolhas não provêm das crianças, mas sim de quem lhes dá o pequeno almoço. Acrescenta ainda que "As crianças nunca deviam comer alimentos com açúcar. É um escândalo, por isso temos tantos diabéticos. O açúcar que os alimentos têm é suficiente, mas elas põem-no no leite, iogurtes e até no leite com chocolate".
É por estas e por outras situações que uma em cada 3 crianças é obesa.
Outro problema frequente é o elevado número de horas que muitas crianças permanecem em jejum: onze horas, quando não deveriam ser ultrapassadas as oito. A partir desta altura, a falta de reservas faz com que o cérebro comece a consumir a glucose dos músculos.