domingo, maio 20, 2007

FC Porto bicampeão de Portugal

O FC Porto conquistou o seu 22º título de campeão nacional de futebol, ao vencer o Desportivo das Aves por 4-1 no Estádio do Dragão, na 30ª e última jornada da Liga de 2006/07. Em Lisboa, Sporting venceu o Belenenses por 4-0, garantindo o segundo lugar no campeonato, frente ao Benfica, que esta tarde venceu a Académica por 2-0.
Segundo o Correio da Manhã, os dragões terminaram a primeira parte do jogo com um empate a uma bola e foi na segunda parte que houve festival de golos. Lisandro Lopes garante a vantagem num remate rasteiro, relançando a festa entre os adeptos portistas, preocupados desde que Moreira, aos 34 minutos, anulara a vantagem conseguida sete minutos antes por Adriano.
A alegria transformou-se em euforia, após um auto golo de Jorge Ribeiro (59'), num lance de grande confusão na grande-área do Aves, na sequência da marcação de um pontapé de canto. Antes do final da partida, quando todo o estádio aplaudia o regresso de Baía à baliza portista, Lisandro Lopes bisou, num golo de belo efeito que carimbou os festejos “azuis e brancos”.
Além do FC Porto, o Sporting também conseguiu a qualificação directa para a Liga dos Campeões, ao terminar a Liga no segundo lugar, a um ponto dos campeões nacionais, que terminaram com 69 pontos. Os “leões” venceram o Belenenses por 4-0. Liedson foi novamente o melhor marcador da liga terminando o campeonato com 15 golos apontados.
O Benfica, que venceu a Académica na Luz por 2-0, vai disputar a terceira pré-eliminatória, por ter concluído o campeonato na terceira posição (67 pontos). A equipa de Fernando Santos termina o campeonato, pelo segundo ano consecutivo, no último lugar do pódio.