domingo, maio 20, 2007

Dois mortos em confronto no Dia da Independência em Timor-Leste


Duas pessoas morreram hoje, em Díli e em Bobonaro, Timor-Leste, em confrontos que tiveram uma origem política, horas depois da posse do novo Presidente, José Ramos-Horta, e durante as comemorações do Dia da Independência.
Em Díli, uma pessoa sucumbiu aos ferimentos de uma agressão à paulada contra um campo de deslocados. O incidente ocorreu cerca das 14h30 (06h30 em Lisboa), com o apedrejamento de deslocados do campo próximo do consulado chinês, na avenida marginal, por um grupo de pessoas no exterior, declarou fonte policial à Lusa.
De acordo com esta fonte, “os deslocados estavam a comemorar a tomada de posse de José Ramos-Horta”, que aconteceu cerca das 10h00 (02h00) numa cerimónia solene no Parlamento Nacional.
Segundo o Público, o sub-agrupamento Bravo da GNR foi chamado a intervir antes das 15h00 no campo de deslocados, em apoio a elementos da Polícia das Nações Unidas, que ficaram com cinco viaturas “muito danificadas” em consequência destes incidentes. Os militares da GNR usaram munição de borracha, não-letal, para dispersar os grupos em confronto, que apedrejaram também uma viatura da Guarda.
Depois deste primeiro incidente ter sido controlado, um segundo confronto eclodiu a apenas 200 metros do campo de deslocados, obrigando a uma segunda intervenção dos militares da GNR. Cerca de meia centena de pessoas foram detidas pelos militares portugueses e entregues à Polícia das Nações Unidas.
Em Bobonaro a vítima ocorreu numa disputa “entre apoiantes de José Ramos-Horta e apoiantes da Fretilin”, afirmou à Lusa fonte oficial da missão internacional em Timor-Leste (UNMIT). Uma distribuição de alimentos pelo Programa Alimentar Mundial foi o pretexto para o início do confronto entre apoiantes da Fretilin e de José Ramos-Horta, segundo esta mesma fonte. O incidente provocou um morto e três feridos graves.
Os confrontos na marginal de Díli, a poucas centenas de metros do Palácio do Governo, aconteceram quando decorriam ainda as comemorações oficiais do Dia da Independência.
Imagem retirada da edição online do jornal Público